A NumbersTalk

Somos uma consultoria especializada no uso da Ciência dos Dados aplicada à Gestão.

100% dos resultados que apresentamos se baseiam em evidências empíricas extraídas de dados do mercado, e de dados internos de bases do próprio cliente.

Nossa experiência de aplicação, em diversas áreas do Ensino Superior, inclui a segmentação dos alunos tanto com objetivos acadêmicos (melhoria de desempenho), como para ações operacionais e financeiras (evasão, inadimplência) e de captação (pricing, políticas de bolsas, otimização de canais).

Também trabalhamos com dimensionamento de mercado, identificação de gaps e oportunidades específicas para os segmentos e regiões de atuação de nossos clientes, mapeamento e projeção de indicadores acadêmicos do Inep, e análise de concorrência. Além de modelagem preditiva para diversas aplicações, como evasão, resultados de Enade e avaliação de percepção dos alunos.
 

Esse conjunto de serviços, contextualizado na realidade de cada IES nos permite oferecer um resultado de bastante valor para efeito de Planejamento Estratégico, com sólida fundamentação analítica.

Por que Business Analytics

Business Analytics é uma abordagem. Uma forma de responder a questões que se apóia na decomposição do contexto em que um negócio se inclui, e seu "fatiamento" (slicing ) em parte por parte,  traduzidas em métricas e indicadores.

E pela decomposição de cada um de seus fatores subjacentes, e do estudo em separado do comportamento desses, constrói-se o resultado final, levando em conta a interação dos efeitos de cada um deles sobre os objetivos esperados.

Isso permite o desenho de ações de gestão de alto impacto, otimizando a alocação de recursos nos fatores de maior relevância para os objetivos estratégicos da empresa.

Nossa Visão do Ensino Superior e uso da Ciência dos Dados...

Quase tudo o que fazemos hoje gera dados digitais que são armazenados em algum tipo de sistema.

E no Ensino Superior os estudantes estão o tempo todo gerando informações de pagamentos, lançamentos de notas, frequências, navegação em conteúdos online, atividades entregues eletronicamente, provas eletrônicas,e preenchendo formulários de avaliação.

Todo esse conjunto de informações pode ser utilizado em benefício do próprio aluno: identificar padrões que devem ser reforçados e padrões que devem ser desestimulados, mapear fatores antecedentes que levam a evasão, mapear conteúdos e identificar pontos de dificuldade nos cursos que podem incrementar o nível de aprendizagem e retenção dos alunos.

É isso que fazemos, é nisso que acreditamos, é isso que oferecemos: utilizamos a Ciência dos Dados a serviço da Ciência da Aprendizagem, e dos negócios de Educação!